Radiação ionizante ( ) - meaning and definition. What is Radiação ionizante ( )
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is Radiação ionizante ( ) - definition

Radiação de Hawking; Radiação de Bekenstein-Hawking; Radiação Bekenstein-Hawking

Radiação ionizante         
  • A radiação alfa é constituída por núcleos de [[hélio]] e pode ser detida por uma folha de papel. A radiação beta é constituída por elétrons e pode ser detida por uma [[folha de alumínio]]. A radiação gama é constituída por ondas eletromagnéticas e é parcialmente absorvida ao penetrar em um material denso.<ref name=Eliezer_2/>
  • Contador Geiger-Müller, um exemplo de detector de radiação ionizante.
RADIAÇÃO QUE POSSUI ENERGIA SUFICIENTE PARA IONIZAR ÁTOMOS E MOLÉCULAS
miniaturadaimagem|Símbolo internacional de presença de radiação ionizante.
Radiação não ionizante         
  • Figura 1: Espectro eletromagnético apresentando as regiões de radiações ionizantes e não ionizantes
  • Símbolo internacional de advertência de laser.<ref name=ISO/>
  • Símbolo internacional de advertência de radiação não ionizante.<ref name=ISO/>
  • Símbolo internacional de advertência de radiação óptica.<ref name=ISO/>
Radiações não ionizantes são as radiações cuja energia é insuficiente para ionizar átomos ou moléculas, ou seja, possuem energia inferior a 10 ou 12 eV. Portanto, a radiação não ionizante refere-se à radiação eletromagnética que possui comprimento de onda maior que 100 nm (ou ainda, com frequências menores que 3x1015Hz), abrangendo o todo o espectro eletromagnético com frequências iguais ou inferiores às do ultravioleta próximo, vide a figura 1.
Radiação síncrotron         
  • Jato energético da [[galáxia]] [[M87]]. A luz azul é causada por radiação síncrotron.
  • Schwarzschild]] no [[espaço-tempo de de Sitter]].
RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA EMITIDA POR PARTÍCULAS CARREGADAS ACELERADAS PERPENDICULARMENTE EM VELOCIDADE RELATIVÍSTICA
Radiação sincrotrônica; Radiação sincrotrónica; Emissão síncrotron
é a radiação eletromagnética emitida por uma partícula carregada (tipicamente elétrons ou pósitrons) movendo-se com velocidade relativística (ou seja, próxima à velocidade da luz) ao longo de uma trajetória curva, com raio de curvatura relativamente grande. Essa condição se aplica, em particular, para partículas circulando em aceleradores de elétrons ou pósitrons, cujo raio de curvatura é da de vários metros a dezenas de metros.

Wikipedia

Radiação Hawking

Radiação Hawking é, em física, a radiação térmica que se acredita ser emitida por buracos negros devido a efeitos quânticos. Ela leva o nome do cientista inglês Stephen Hawking, que elaborou os argumentos teóricos de sua existência em 1974. Como a radiação Hawking permite aos buracos negros perder massa, supõe-se que os buracos negros que perdem mais matéria do que ganham por outros meios, venham a evaporar, encolher, e finalmente desaparecer.

Buracos negros são locais de grande atração gravitacional em torno do qual matéria é arrastada. Classicamente, a gravidade é tão forte que nada, nem sequer radiação (como é o caso da luz, onda eletromagnética) pode escapar de um buraco negro. Ainda não se sabe como a gravidade pode ser incorporada à mecânica quântica, no entanto, longe do buraco negro, seus efeitos gravitacionais podem ser fracos o suficiente para que possam ser realizados confiáveis cálculos no âmbito da teoria quântica de campo em curvas de espaço-tempo.

Hawking mostrou que efeitos quânticos permitem aos buracos negros emitir radiações exatamente como um corpo negro (a média da radiação térmica emitida por uma fonte idealizada), cuja temperatura está inversamente relacionada à massa do buraco negro.

Os miniburacos negros são previstos atualmente pela teoria como sendo, proporcionalmente, emissores de radiação mais poderosos do que buracos negros maiores, e diminuir e evaporar mais rapidamente.

A descoberta de Hawking foi o primeiro vislumbre convincente sobre a gravidade quântica. Entretanto, a existência da radiação Hawking continua controversa.